segunda-feira, 10 de novembro de 2014

A Arte do Claro-escuro - O Barroco

Rembrandt

Grande mestre do claro-escuro Rembrandt nasceu em Leiden em 1606. Ele iniciou oficialmente sua atividade de retratista profissional em 1631 e ao chegar em Amsterdã fez em 1632, A Lição de Anatomia do Doutor Tulp que se torna um dos grandes retratos corporativos do artista. O quadro mostra um grupo de sete ouvintes, todos homens de idade que participam com diferentes graus de atenção à aula de dissecação de um cadáver banhado por uma luz clara fazendo-o contrastar com a roupa escura do doutor se tornando, assim, o centro de atenção da obra. O rosto dos ouvintes (nenhum deles médico) está realçado por uma grande gorjeira (gola) branca, e seu perfil, suavizado pela atmosfera acinzentada dominante no ambiente. Os diferentes olhares quebram a monotonia e dotam a composição de certo dinamismo. Uso do claro-escuro e dinamismo da composição são características do Barroco bem constantes na obra de Rembrandt.

Lição de Anatomia do Doutor Tulp 1632, óleo sobre tela (162,5 x 216,5 cm)

Neste outro quadro: Jovem numa Porta Entreaberta, um interessante jogo de claro-escuro projeta a figura sobre um fundo mais claro. 

Jovem numa Porta Entreaberta 1645, óleo sobre tela (100 x 84 cm)

Note a gradação suave dos tons que levam a representação do volume. Veja este efeito no Auto-Retrato do artista. A luz, aqui, tem grande importância para conseguir uma representação mais objetiva do rosto. (Coleção Gênios da Arte-Barueri, SP: Girassol, 2007)

Auto-Retrato 1640, óleo sobre tela ( 102 x 80cm)


Sombrear um desenho dando a aparência de 3D não é tão difícil. É fazer como o artista que direciona a luz e vai gradualmente mudando o tom do objeto do escuro para o mais claro ou o contrário.
Alguns alunos conseguiram um sombreado bem legal em seus desenhos.






Talento é o que não falta!!

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