Importância da Arte

 




 A arte é uma atividade fundamental do ser humano. Antes mesmo de saber escrever o homem das cavernas já pintava, esculpia, se expressava, de certa forma, aquilo em que acreditava. De acordo com cada época, a arte, como forma de expressão, linguagem, vai transmitir aquilo que era vivido pelo homem, sua cultura, forma de pensar.
  A arte é um meio de comunicação, lugar onde o artista pode se "abrir", colocar suas ideias, sentimentos, vivências e isto é possível à todos, pois dentro de cada um existe esta vontade inerente de se expressar. Muitas pessoas, porém, esbarram na crença de que não sabem desenhar, pintar, etc., ou não tem o dom. Isto acontece porque estão vencidas pela ideia de que para fazer arte precisam, no desenho ou pintura, etc., traduzir de forma realista as figuras. Precisam "saber desenhar", esquecendo-se de que já sabiam desenhar, pois o faziam quando eram crianças, rabiscavam sem nenhum peso crítico. O que o adulto perdeu foi esta expressividade espontânea, então ele deixa de ser o artista para ser expectador. Como expectador ele desfruta da arte. Conhece culturas, modos de pensar, de ver o mundo, se emociona ao se identificar com determinada obra.
   A arte, portanto, enriquece, traz novas visões, dá prazer, emociona, nos faz sentir parte de um todo!


Um comentário:

  1. Gostei! Simples e direto! Vou utilizar nas turmas do 2o ano, como ferramenta para o diagnóstico da importância da arte, com a sua permissão!
    Obrigada!

    ResponderExcluir